Alimentação

A soja pode diminuir sua testosterona?

A soja pode diminuir sua testosterona?

A relação entre as Isoflavonas e o Estrogênio

Os fitoestrogênios (são assim chamados os componentes vegetais semelhantes ao estrogênio) referem-se principalmente a dois compostos específicos semelhantes ao estrogênio, e são encontrados tanto na soja como também em outras plantas.
Essas moléculas são conhecidas como fitoestrógenos porque, simplesmente, agem no receptor de estrogênio na tentativa de ativá-lo, podendo causar efeitos similares ao estrogênio na célula afetada.
Só isso já é suficiente para afastar algumas pessoas da soja.

Quanto a soja pode afetar os níveis de estrogênio?

Em testes com animais do sexo feminino, componentes da soja são capazes de bloquear o estrogênio.
Já em humanos, as mulheres na pós-menopausa que fazem a ingestão das isoflavonas de soja apresentam resultados de melhorias similares aos causados pelo estrogênio. Mulheres nessa condição apresentam naturalmente uma falta progressiva de estrogênio, então esses resultados são mais facilmente visíveis. Em contrapartida, as mulheres mais jovens parecem não apresentar muita alteração na ingestão ou não da soja.
Quando se trata de efeitos em homens, e andrógenos como a testosterona são incluídos na mistura, as coisas ficam um pouco mais interessantes.
Parece que a ingestão de soja nos homens é inversamente proporcional aos níveis de estrogênio no corpo, quanto mais soja é ingerida pelo homem, menor a concentração de estrogênio. Os estudos independentes, embora superficiais, notaram alteração pouco significativa no nível de testosterona. Sabendo dessas “descobertas independentes” que indicam fatores negativos na soja, percebe-se o porquê de as empresas e governos não estarem interessadas em demandar verba e atenção para testes e estudos avançados, a soja é responsável por uma grande parcela da economia agroindustrial, e uma descoberta oficial declarada publicamente poderia causar um pequeno colapso no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

notícias relacionadas

mais lidas em Alimentação