Fitness

Esse é o efeito que você terá no treino tomando creatina

Esse é o efeito que você terá no treino tomando creatina

Que efeitos tem, é utilizado corretamente e existem riscos para a saúde?

Não há muito tempo atrás, havia uma teoria de que tomar creatina era praticamente como usar esteroides anabolizantes. Na verdade, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu mesmo a venda desta substância no Brasil durante muito tempo. A alegação era que o produto não cumpria as suas promessas e poderia também danificar os rins e o fígado.

No entanto, como não houve estudos para provar as alegações, o regulador inverteu a sua decisão e acabou por permitir que o suplemento fosse utilizado. Mas afinal de contas, para que é utilizada a creatina? Será que ajuda realmente a aumentar a massa muscular ou o seu efeito não é tão relevante?

Segundo especialistas, a creatina é muito conhecida e muito popular: ajuda a re-sintetizar ADP para ATP, ou adenosina difosfato para adenosina trifosfato. Por outras palavras, é um suplemento que mantém os músculos do corpo ativos por mais tempo. Por exemplo, para aumentar a força muscular durante o treino de musculação.

No entanto, as pessoas que pensam que simplesmente tomar creatina irá aumentar a massa muscular estão enganadas. O processo de hipertrofia depende de uma série de atitudes que vão para além da suplementação. Requer bom exercício, quantidades adequadas de proteínas, carboidratos e gorduras, e tempo suficiente para repouso e regeneração dos tecidos.

O ato de tomar creatina torna um exercício apenas mais eficaz. No entanto, pouco adianta se todos os outros requisitos para o crescimento muscular não forem satisfeitos.

No entanto, se já adotou um estilo de vida saudável, se acompanha o seu treino, mantém uma boa dieta e quer melhorar os seus resultados, a creatina é normalmente uma grande aliada. Esta substância também pode ser encontrada nos alimentos, especialmente na carne de vaca. Contudo, para satisfazer as necessidades daqueles que procuram aumentar a massa muscular, grandes quantidades de carne vermelha têm de ser consumidas para obter creatina.

Os peritos recomendam uma quantidade entre 5g e 20g de creatina por dia, normalmente, dependendo das condições e da individualidade de cada pessoa.

Lembre-se que para tomar creatina de forma segura e eficiente, é necessário consultar um especialista em nutrição para determinar se precisa realmente de suplementar e qual a dose mais apropriada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

notícias relacionadas

mais lidas em Fitness