Saúde

O melhor Sol de se tomar é o de meio dia

O melhor Sol de se tomar é o de meio dia

Qual o melhor horário para tomar Sol, é o Sol do meio dia? Faz bem? É difícil de engolir esta informação, mas, a explicação dela ser estranha ao seus olhos é simples, o mercado de protetor solar paga caro para fazer com que você acredite que tomar sol é ruim.

Mas tem que se atentar a um detalhe: o Sol tem que ser tomado diariamente para que você não precise usar o protetor solar. Veja os pescadores, que tomam Sol o dia inteiro, não usam protetor solar e não tem câncer de pele, ou nenhum outro, pois a Vitamina D3 adquirida ao tomar Sol os fazem ficar protegidos contra o câncer (link da explicação do potencial anti câncer da Vitamina D3).

Essa questão do Sol  diário, é a mesma coisa que um atleta de fim de semana. O “atleta” que só joga bola fim de semana, está muito suscetível a ter uma lesão, pois seu corpo não está acostumado aos exercícios, então sai do repouso ao trabalho intenso, o que ocasiona vários problemas musculares e articulares. Então se você só toma sol no fim de semana, vai ficar todo queimado se não passar filtro solar, mas deve-se usar o protetor desta maneira:

Quando você for tomar Sol, antes de passar filtro solar, tome 15 minutos de Sol se tiver pele clara, e 30 min se sua pele for escura. Depois disso passe o protetor, para não ficar queimado, que desta maneira você está adquirindo Vitamina D3.

O raio solar que faz com que você produza Vitamina D3 é o UVB, que só está disponível em quantidades aceitáveis das 10 horas da manha até as 14 horas da tarde, com maior incidência do UVB sendo de 12h. O raio UVA incide durante o dia todo, e não é benéfico.

Então tome Sol entre 10 e 14h, sem protetor solar, durante 15 a 30 minutos todos os dias. Se não tem esta condição, é bom que suplemente a Vitamina D3, pois 90% das pessoas tem deficiência dela, e se você não toma Sol nesse horário, também tem.

A Vitamina D3 é encontrada em qualquer farmácia, mas não confunda com Vitamina D, é D3. Também está disponíveis em lojas online.

 

FONTE: Evidence that vitamin D3 promotes mast cell–dependent reduction of chronic UVB-induced skin pathology in mice. L Biggs, C Yu, B Fedoric, AF Lopez, SJ Galli.

 

Autor: Redação Saúde Alimentar.

3 respostas para “O melhor Sol de se tomar é o de meio dia”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

notícias relacionadas

mais lidas em Saúde