Saúde

O que é bom para queimadura

O que é bom para queimadura

Primeiros socorros: o que fazer com a queimadura de imediato?

A primeira coisa a se fazer é retirar a fonte que está causando a queimadura do contato com a pele. Seja ela uma superfície quente, o próprio fogo, algum produto químico, um animal, até mesmo o Sol. Imediatamente após o término do contato com o causador da queimadura, deve-se colocar água abundante, corrente e na temperatura ambiente no local queimado até que a temperatura do corpo se restabeleça ou o produto químico tenha saído por completo.

É importante lembrar que não se deve esfregar a área queimada, nem direcionar jatos fortes de água, se a fonte de água tem uma certa força de saída, coloque a sua mão ou outra coisa que desacelere o fluxo da água antes de entrar em contato com a queimadura.

Retirar qualquer acessório que esteja perto da área afetada, como anéis, correntes, piercings e próteses.

Após esse procedimento, o próximo passo é ir até um profissional de saúde para tratamento médico especializado, como um Posto de Saúde próximo, ou solicitar a ambulância do SAMU ou Corpo de Bombeiros.

Número de telefone SAMU e Bombeiros

Ligue gratuitamente para o 192 (SAMU) e 193 (Bombeiros) e solicite uma ambulância para ir até o local do acidente, caso não seja possível o deslocamento até um posto de saúde ou pronto socorro. Lembre-se que passar trote para esses números pode impedir que uma vida seja salva, não ligue desnecessariamente.

Cuidados: o que passar na queimadura?

Não passe nenhum produto que você tenha em casa nem receitas caseiras, como margarina, manteiga, urina, ou gelo, esse tipo de tratamento “caseiro” só irá irritar ainda mais o local queimado. Só a água em temperatura ambiente é o suficiente nas 12 primeiras horas, após esse período deve-se lavar levemente com sabão neutro ou sabonete de glicerina de 8 em 8 horas no máximo, podendo lavar com maior intervalo de tempo caso perceba irritação.

Pomadas e substâncias que venham a ser passadas nas queimaduras, exceto aquelas orientadas por um médico, só irão machucar mais a sua pele, deixando-a mais suscetível a infecções por bactérias, fungos e vírus. As medicações normalmente passadas pelos médicos são de uso interno, seja oral, intramuscular ou intravenoso, para combater os micro-organismos de dentro para fora, enquanto a pele fica “respirando” livremente e se recuperando.

Bolha de queimadura: quanto tempo dura? Devo estourar?

Não estoure as bolhas que surgem na pele após o processo de queimadura, aquela bolha é o único bloqueio entre o meio externo e o seu corpo, estourá-las é abrir as portas do seu organismo para entrada de micróbios, ficando assim mais vulnerável a infecções.

Se precisar cobrir o ferimento com alguma coisa para se deslocar até o médico com objetivo de proteger contra poeira, areia ou fumaça, use um pano limpo que não solte nenhum fio ou penugem. Não use papel nem algodão, pois irão grudar na pele queimada causando um problema ainda maior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

notícias relacionadas

mais lidas em Saúde