Saúde

Qual material de panela é melhor para saúde?

Qual material de panela é melhor para saúde?

A primeira informação que se deve ter sobre as panelas é o fato de que elas irão soltar resíduos mediante sua utilização, independente do material que ela é feita.

Com esta informação, cabe a você raciocinar o que gostaria de ter presente em seu corpo: resíduos de ferro, alumínio, cerâmica, aço, vidro ou teflon (marca comercial de um material composto em sua grande parte por Flúor)?

Logo de cara, logicamente, deve-se eliminar logo todos os metais: ferro, alumínio e aço, sendo o pior deles o alumínio, que não tem serventia alguma para o organismo, além de causar vários sintomas patológicos com seu acúmulo no corpo. O ferro e o aço, que é composto também de ferro, tem alguma serventia para o corpo, mas não desta maneira, com metal sendo extraído da panela, lembre-se que continuam sendo metais, que em excesso causarão tanto mal quanto o alumínio, sendo o aço menos pior, pois solta menos resíduos que o ferro.
O teflon, que tem sua estrutura formada por Flúor, um halógeno que se acumula no corpo, intoxicando-nos e deixando nosso organismo debilitado, definitivamente não é uma opção, além do mais, o Flúor expulsa o magnésio do nosso organismo, magnésio esse que nos faz tanto bem (clique e saiba os benefícios do magnésio).

O vidro vem da sílica, encontrada em abundância na areia, é altamente cortante e frágil, seu uso na cozinha não é muito agradável, pois não é nada antiaderente.

Então chegamos nela, a cerâmica, que usa como matéria prima a argila, materiais inorgânicos não metálicos. Além de não causar danos à saúde através de sua ingestão, se tratando de panela, é um material antiaderente extraordinário.

Escolha as panelas de cerâmica, ou que pelo menos tenha revestimento cerâmico, seu organismo agradece!

 

FONTE: Metal exposures from aluminum cookware: An unrecognized public health risk in developing countries, JD Weidenhamer, MP Fitzpatrick, AM Biro… – Science of The Total …, 2017 – Elsevier

 

Autor: Redação Saúde Alimentar

Uma resposta para “Qual material de panela é melhor para saúde?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

notícias relacionadas

mais lidas em Saúde