Musculação

Treino em casa sem equipamento

Treino em casa sem equipamento

Treinar sem equipamento não significa que o treino não será efetivo, pode ter certeza que é muito melhor que não fazer nada e pode trazer resultados muito bons. Desenvolver a musculatura sem conhecimento realmente é uma má ideia, você precisa saber realizar os exercícios para que eles não te levem a lesões, mas esse problema é fácil de se contornar.

Os exercícios precisam ser feitos com uniformidade e equilíbrio para que as lesões não ocorram, e também é preciso trabalhar todo o corpo, mesmo que o seu objetivo seja apenas inferior ou apenas a parte superior do corpo. Portanto, tome cuidado ao fazer exercícios em um mesmo músculo repetidamente, a variação do exercício é fundamental para que outros músculos sejam trabalhados evitando e estresse muscular e fazendo com que o treino tenha continuidade.

O ideal é que o treinamento seja projetado por um profissional, mas não necessariamente precisamos contratá-los. O YouTube tem bastante conteúdo sobre exercícios diversos feitos por profissionais capacitados e com anos de experiência, basta procurar o músculo que deseja treinar e achará a maneira correta de realizar o exercício, exemplo: “treino de ombro sem equipamento”. Ao buscar esse termo no YouTube, estarão lá vários vídeos te mostrando várias maneiras de se treinar ombro sem equipamento, com segurança e muita criatividade.

Quanto ao aspecto de dificuldade, é mais fácil pegar uma barra e adicionar peso do que fazer flexões verticais apoiadas em uma parede que exija habilidade e flexibilidade. O movimento sem equipamento pode realmente ser perigoso se for mal dominado, mas você pode começar por um movimento mais simples, e um dia chegará a executar uma flexão vertical com confiança e segurança.

Essas duas técnicas são igualmente eficazes. Os ombros e braços fortes podem ser desenvolvidos fazendo regularmente flexões verticais. Assim como podemos usar pesos. Aqueles que têm tendência de gostar de esportes preferem os treinamentos sem equipamentos do que praticar com pesos.

Os resultados do exercício com uso do peso do corpo

O peso do seu corpo é um grande aliado na hora de treinar sem equipamentos, e é justamente ele que irá substituir o peso da academia. Voltando às flexões verticais, elas basicamente trabalham os ombros, mas também solicitam suas costas e seu abdômen. Os exercícios sem equipamentos são normalmente muito mais abrangentes do que os realizados com peso, que muitas das vezes trabalham músculos específicos. Você está trabalhando músculos superiores e de repente sente o desenvolvimento do seu abdômen? É isso que acontece quando se treina com o peso do corpo, vários músculos são trabalhados ao mesmo tempo, e é por esse motivo que não podemos treinar todos os dias a mesma porção do corpo, lembre-se sempre de descansar pelo menos 2 dias um músculo que foi bastante acionado.

Com exercícios de peso corporal, você tem uma tendência de progressão rápida com explosão e desempenho. Se os movimentos forem feitos lentamente, os músculos mais profundos são bastante utilizados para estabilizar os movimentos, não se preocupe com quantidade de repetições, faça repetições com movimentos bem elaboradas, mesmo que sejam só 3 ou 5, esse número de repetições feitas lentamente dependendo do exercício já é o esforço necessário para hipertrofia do músculo.

Variantes de exercícios com peso corporal

 

Se as flexões são uma obrigação para treinos de peito em casa, saiba que existem muitas variações de flexões para peito que podem ser realizados sem equipamento, como é o exemplo da flexão vertical que havíamos citado.

Existem as flexões separadas, que são flexões convencionais com as mãos um pouco mais afastadas, onde os braços formam um ângulo de 90 graus com o tronco, mantendo os cotovelos bem separados do corpo.

Também existem as flexões serradas, que também parece com a flexão convencional, e ao contrário da anterior, os cotovelos ficam próximos ao tronco, assim como também as mãos, ficando os braços paralelos ao corpo.

Algumas pessoas colocam uma mão sobre a outra na hora de fazer a flexão serrada, invertendo a mão que fica por cima e por baixo a casa série de movimentos.

Outra maneira de variar esse movimento, dificultando mais um pouco, seria manter os punhos fechados durante as flexões, o que trabalhará mais as costas, além de continuar o trabalho de peito.

Quando esse exercício difícil demais para você, também tem como facilitá-lo, basta fazer os movimentos de flexão com os joelhos no chão, ao invés das pontas dos pés. Essa ação fará com que os movimentos fiquem mais leves, e te ajudarão se for iniciante.

Assim como as flexões, diversos exercícios possuem variações, basta pesquisar em vídeos para descobri-las e aumentar seu leque de opções para diversificar o músculo trabalhado e aumentar o desempenho do seu treinamento.

Um conselho muito importante é que não trabalhe o mesmo músculo por dias seguidos, uma lesão muscular é algo muito chato de se lidar, vai te fazer para de treinar e te incomodar bastante durante o dia, caso perceba o início de uma lesão, pare imediatamente o treinamento e tente fazer exercícios muito leves com espaçamento de 5 dias entre eles pelo menos, até que se sinta melhor e retorne com os treinamentos normais.

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