Saúde
Para quem achava que uma taça de vinho por dia fazia bem
Para quem achava que uma taça de vinho por dia fazia bem
É verdade que um copo de vinho por dia é bom para a sua saúde? Tem havido muita investigação sobre os benefícios para a saúde dos polifenóis, um tipo de antioxidante encontrado no vinho. Uma equipe internacional analisou 22 estudos e verificou que as pessoas que consomem 800 miligramas de flavonóides (um tipo de polifenol encontrado no vinho) por dia tinham um risco de morte 24% mais baixo.
Estes químicos no vinho foram encontrados para proteger as células de danos causados por moléculas instáveis chamadas radicais livres, que estão associadas ao risco de doenças cardíacas e câncer, e foram propostos como uma razão pela qual se pensa que a bebida em questão tem um efeito positivo.
O problema é que 800 miligramas é o equivalente a vários galões de vinho, ou mesmo 133 copos, de flavonóides. Além disso, existem outras fontes potencialmente mais saudáveis de polifenóis, tais como as cebolas, por exemplo.
Em qualquer caso, existem provas científicas de que beber vinho com moderação é bom para o coração, além de aumentar o bom colesterol, reduzir o risco de coágulos sanguíneos, ajudar a prevenir danos nas artérias causados pelo mau colesterol e melhorar a função das camadas de células que revestem os vasos sanguíneos.
Parte deste benefício para a saúde cardiovascular pode ser devido aos efeitos dos polifenóis. Contudo, outra análise postula que todos estes benefícios são primeiro atenuados e depois invertidos quando se bebe acima das diretrizes recomendadas.
Afinal, as doenças cardíacas não são o único fator que contribui para a saúde e longevidade. O álcool no vinho também pode negar os benefícios dos polifenóis. Há poucas provas de que o álcool tenha um efeito preventivo e mais provas de que é um fator de risco, por isso não faz sentido começar a beber um copo de vinho por dia para melhorar a saúde do coração.
Deixe um comentário