Alimentação

Cozinhe esses vegetais, é um erro comer cru

Cozinhe esses vegetais, é um erro comer cru

Cozinhe esses vegetais, é um erro comer cru

Cozinhar é uma arte criada pelo homem para agradar ao paladar. Os legumes são ricos em vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes e são essenciais para o nosso bem-estar.

No entanto, a forma como estes alimentos são preparados pode ter um efeito profundo no nosso corpo. Por exemplo, alguns vegetais são utilizados crus em saladas, mas cozinhá-los proporciona mais benefícios. Aqui estão alguns alimentos que são melhores quando cozinhados do que crus.

1 Cenoura
As cenouras são ricas numa substância chamada betacaroteno, que é convertida em vitamina A no corpo. Este processo é importante para apoiar o crescimento ósseo, melhorar a visão e manter um bom sistema imunológico. Quando as cenouras são cozinhadas, a concentração desta substância é ainda maior.

Além disso, quando as cenouras são cozinhadas com a pele, a capacidade antioxidante global triplica. No entanto, recomenda-se não fritar estes alimentos uma vez que a quantidade de carotenoides diminui em 13% quando fritos numa frigideira.

2 Tomates
O tomate é um item clássico de salada que pode ser consumido quase cru. No entanto, quando este alimento é cozinhado no fogão, o seu conteúdo em licopeno aumenta mais de 50%. O que é que isto significa? O licopeno é um antioxidante e está altamente associado a um risco reduzido de desenvolvimento de doenças cardíacas e câncer.

Por outro lado, os tomates também perdem 29% do seu teor de vitamina C quando aquecidos. Assim, embora comê-los crus não os impeça minimamente, existem vantagens para outros métodos de cozimento.

3 Couve
A couve é um ingrediente muito saboroso e um dos principais ingredientes de uma bela feijoada. Por outro lado, este vegetal contém muitas enzimas que atrapalham a glândula tireoide a lidar com o iodo.

No entanto, a vaporização do repolho decompõe estas enzimas e permite que o metabolismo seja melhor regulado. Portanto, da próxima vez que se dirigir à cozinha, é preciso ter em mente esta informação.

4 Cogumelos
Os cogumelos em geral, tais como champignons e cogumelos shimeji, aparecem numa variedade de receitas. No Brasil, encontrará frequentemente pratos de strogonoff com este ingrediente. Além disso, estes alimentos são ricos em ergotioneína.

No entanto, a ergotioneína só é libertada durante o cozimento. Este antioxidante é responsável pela quebra dos chamados “radicais livres”, moléculas que são prejudiciais para o organismo, enfraquecem o sistema imunológico e previnem o envelhecimento.

5 Pimentão
Tal como os tomates, os pimentões perdem muita da sua vitamina C quando cozidos na água ou no vapor. É portanto ideal levá-los ao forno. O calor gerado ao assar pimentão quebra as paredes celulares, tornando mais fácil para o corpo absorver os carotenoides.

São responsáveis por acrescentar cor a alguns alimentos e também atuam como um antioxidante muito poderoso, estimulando o nosso sistema imunológico e tornando-nos mais saudáveis.

6 Espinafres
O espinafre é o vegetal que dá super força ao Popeye’s. É rico em ferro, magnésio, cálcio e zinco, mas contém ácidos oxálicos e fíticos que interferem na absorção de nutrientes no organismo.

Contudo, quando os espinafres são cozinhados, o cálcio é libertado e pode ser livremente absorvido pelo organismo. Alguns estudos sugerem que comer este vegetal cozido pode reduzir o risco de certos tipos de câncer, tais como o câncer do intestino e o câncer da mama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

notícias relacionadas

mais lidas em Alimentação