Suplementos
Ômega 3 e os benefícios para cognição humana
Ômega 3 e os benefícios para cognição humana
Ômega 3 traz benefícios para a cognição humana? E o ômega 6? Recentemente pessoas tem feito ligação entre o ômega 3 ou 6 a problemas cognitivos, tendo em vista esse questionamento os pesquisadores Brainard, Julii, Jimoh, Oluseyi, Deane, Katherine, Biswas, Priti, Maas, Katie, Donaldson, Daisy, Abdelhamid, Asmaa, Hooper e Lee publicaram para o Journal of the American Medical Directors Association seu experimento de 24 semanas com 50 mil pessoas analisadas.
A função neurocognitiva pode ser influenciada pela ingestão de gordura poliinsaturada e muitos idosos consomem suplementos de ômega-3 na esperança de prevenir o declínio cognitivo. Os pesquisadores examinaram os efeitos do aumento de ômega-3, ômega-6 e o total de gorduras poliinsaturadas em novas doenças e percepção neurocognitiva.
A análise mostrou pouco ou nenhum efeito do ômega-3 de cadeia longa no distúrbio neurocognitivo ou comprometimento cognitivo ou cognição global. Os efeitos não diferiram com as análises de sensibilidade, não foram encontrados efeitos diferentes de acordo com a dose, duração, tipo de intervenção ou substituição.
A conclusão da pesquisa é no sentido de que é provável que o ômega-3 de cadeia longa tenha pouco ou nenhum efeito sobre os resultados neurocognitivos ou deficiências cognitivas.
Ou seja, segundo este estudo, não é verdade que o suplemento de ômega-3 de cadeia longa ajudam as pessoas mais velhas a se protegerem do declínio cognitivo.
Diante dos inúmeros benefícios proporcionados pelo ômega 3, este parece que infelizmente não é um deles, este recado serve para que procuremos nos informar melhor sobre o benefício de certos suplementos, podemos não estar prevenindo um problema com o componente adequado.
Fonte: J Brainard, O Jimoh, K Deane, P Biswas… – Journal of the American Medical Directors Association, 2020.
Autor: Redação Saúde Alimentar.
Deixe um comentário