Musculação
Não coma esses alimentos à noite
Não coma esses alimentos à noite
Os alimentos têm uma relação direta com o bom sono, uma vez que vários alimentos afetam o nosso organismo durante este tempo. Escolhas inadequadas ao jantar e refeições à noite podem também contribuir para o processo de ganho de peso e interferir com a perda de peso. Outro ponto importante é prestar atenção à hora da sua última refeição para garantir tempo adequado para a digestão. Idealmente, não comer uma grande quantidade de comida antes de dormir e apostar num menu mais leve.
O que se deve fazer é escolhas saudáveis que ofereçam uma maior percepção da saciedade e evitar o “petisco” que acontece durante a noite.
Aqui estão alguns alimentos para evitar durante a noite:
1 Doces
A investigação demonstrou que comer alimentos ricos em açúcar, carboidratos simples e bebidas açucaradas na hora de dormir pode encorajar um “input adicional” de energia no corpo, tornando mais difícil acordar e ir para a cama. Além disso, uma investigação publicada este ano mostrou que, durante a noite, o aumento dos níveis de melatonina no corpo corresponde a uma redução da secreção de insulina e da tolerância à glicose, e que o consumo constante de açúcar durante este período do dia aumenta o risco de desenvolvimento da diabetes tipo 2 a longo prazo. Consumir alimentos ricos em açúcar durante a noite dá sede e contribui para se levantarem a meio da noite para beber água. Assim, também aumenta o número de idas ao banheiro durante a noite e perturba o ciclo do sono.
2 Cafés e chás com cafeína
As bebidas que contêm elevadas concentrações de cafeína, das quais o café é um excelente exemplo, estimulam o sistema nervoso central. Esta excitação promove a insônia e inibe a produção de adenosina, um químico que contribui para uma melhor qualidade do sono. A cafeína é bem-vinda durante o dia, pois aumenta a atenção e a energia, mas não durante a noite. Por conseguinte, é ideal não beber café depois das 18 horas.
O mesmo entendimento serve para os chás que contém cafeína, como erva-mate, chá preto e chá verde.
3 Alimentos fritos e gordurosos
O consumo excessivo de alimentos fritos é prejudicial para a saúde arterial e deve ser evitado em qualquer refeição do dia. Grandes quantidades de gorduras saturadas de origem animal podem causar inflamação do hipotálamo e interferir com a fome e a saciedade. Os alimentos cozinhados em óleo também encorajam a acumulação de gordura abdominal, o que é mais prejudicial para a saúde.
E podem perturbar o sono, especialmente à noite. Isto porque os alimentos fritos são ricos em gordura, o que demora mais tempo a digerir e causa desconforto estomacal, como azia e letargia. Estes sintomas são geralmente maiores quando deitados e interferem com o sono à noite.
As refeições pesadas ou gordurosas que demoram muito tempo a digerir também devem ser evitadas durante a noite. Exemplos incluem lasanha, feijoada, feijão tropeiro, pizza, pastéis, salsichas, presunto, carne de porco e salsichas como mortadela, e queijo como cheddar e prato. Estes pratos demoram mais tempo a digerir e podem causar perturbações e indigestão no estômago, semelhantes a comer alimentos fritos, o que pode levar à dificuldade de dormir e à má qualidade do sono.
Deixe um comentário