Psicológico
Livre-se da demência e Alzheimer ainda que seja herança familiar
Livre-se da demência e Alzheimer ainda que seja herança familiar
Um novo estudo publicado no Journal of the American Academy of Neurology forneceu dados encorajadores sobre a prevenção da demência, que afeta mais de um milhão de brasileiros, de acordo com a Associação Alzheimer.
Os cientistas da Universidade do Mississippi, EUA, seguiram 11.561 voluntários durante 26 anos e concluíram que sete hábitos de vida saudável reduziam o risco de desenvolver esta síndrome cognitiva. Esta é uma descoberta fantástica que também se aplica a pessoas com uma predisposição genética para a demência.
Este estudo reforça alguns outros que já foram apresentados com uma série de fatores ambientais que podem alterar a probabilidade da doença, ou pelo menos atrasá-la naqueles que têm uma predisposição genética.
O estudo baseou-se em sete fatores de saúde do coração e do cérebro definidos pela Associação Americana do Coração (ser fisicamente ativo, comer uma dieta equilibrada, não ter excesso de peso, não fumar, manter uma pressão sanguínea saudável, controlar o colesterol e baixar o açúcar no sangue).
Aos participantes, cuja idade média no início do estudo era de 54 anos, foi atribuída uma pontuação de acordo com o nível destes fatores, tendo em conta os marcadores genéticos.
No final do estudo, os investigadores descobriram que a tomada de medidas positivas para a saúde cerebral e mental, mesmo quando a genética está envolvida, pode levar a uma redução até 43% do risco de desenvolvimento da demência, incluindo a doença de Alzheimer e a demência senil.
Apesar do desenvolvimento da inteligência, sempre lembrado como uma forma de evitar síndromes cognitivas, a saúde cardiovascular é crucial para aqueles que querem atrasar o aparecimento deste problema.
A tensão arterial elevada, colesterol elevado e diabetes são condições que podem danificar as células nervosas. Por exemplo, a hipertensão e a diabetes são as principais causas da doença dos pequenos vasos, pequenos traços isquêmicos progridem e acumulam-se silenciosamente, levando à demência.
Então, se seu histórico familiar é de idosos com demência senil e Alzheimer, tome isso como combustível e cuide de si, praticando exercícios leves com regularidade e se alimentando de maneira saudável, com essa atitude também estará cuidando dos seus filhos e netos.
Deixe um comentário