Fitness

Você pode ter sensibilidade à cafeína e não sabe

Você pode ter sensibilidade à cafeína e não sabe

Você pode ter sensibilidade à cafeína e não sabe

O café é uma das bebidas mais consumidas no mundo e nós, brasileiros, daremos qualquer desculpa para beber café. Mas e se apenas uma xícara de café puder causar uma mudança no seu corpo?

Tremor, nervosismo, aumento da ansiedade, dores de cabeça, insônias. No início, pode pensar que todos estes sintomas são causados por beber demasiado café, mas na realidade, podem estar relacionados com outra condição – a sensibilidade à cafeína.

Ao contrário da alergia à cafeína, a hipersensibilidade a este composto, que se encontra em muitas plantas, pode causar sintomas indesejáveis ao sobre estimular o sistema nervoso central, mesmo em pequenas doses.

O nome ‘cafeína’ pode levar as pessoas a acreditar que a cafeína só se encontra no café, mas na realidade o químico também se encontra em outras plantas.

Erva-mate, cacau e guaraná são apenas alguns exemplos de plantas que contêm este composto. Para além dos produtos naturais, a cafeína também se encontra em produtos industriais, tais como produtos farmacêuticos, chocolate e refrigerantes.

Simplificando, a cafeína estimula o sistema nervoso central, dando uma sensação de bem-estar, reduzindo os sintomas de cansaço e sono, e tornando-o mais alerta e enérgico.

Após beber uma xícara de café, dependendo do metabolismo do corpo, os sinais de ação da cafeína começam a aparecer 30 minutos mais tarde e mantêm os seus efeitos durante cerca de três horas.

No entanto, para algumas pessoas, alguns goles de café, um pedaço de chocolate ou uma xícara de chá podem causar um aumento da ansiedade, palpitações e tremores. Mas porque é que isto acontece?

A sensibilidade à cafeína pode ser causada por fatores genéticos ou metabólicos e difere das alergias. As alergias podem causar graves problemas de saúde tais como comichão na pele, erupções cutâneas e, em casos mais agudos, choque anafilático.

As pessoas que são sensíveis à cafeína podem experimentar sintomas mais pronunciados mesmo com pequenas quantidades, tais como alguns goles de café, chá ou chocolate de alta concentração de cacau.

Sintomas tais como: aumento da ansiedade, palpitações, taquicardia, tremores, insónia e nervosismo.

Estes sintomas estão relacionados com a sobre estimulação do sistema nervoso central, o metabolismo da cafeína no corpo e como o corpo lida com a libertação de hormônios como a adrenalina. Quanto mais tempo leva para o fígado metabolizar a cafeína, mais tempo leva para que estes sintomas diminuam.

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), o regulador de saúde dos EUA, a quantidade de cafeína que é segura para consumir num dia é de cerca de 200-400 miligramas, o equivalente a duas xícaras de 250 mililitros.

Esta quantidade não costuma causar os sintomas acima referidos, mas é difícil medir a quantidade exata de cafeína consumida num dia, uma vez que vários fatores estão envolvidos.

As concentrações de café e chá, chocolate e refrigerantes, especialmente aqueles com cola ou guaraná, bem como as bebidas energéticas que podem ser consumidas ao longo do dia, tornam o cálculo difícil.

Infelizmente, ainda não há nenhum teste específico para conhecer a sua tolerância ou intolerância à cafeína, mas pode descobrir se é sensível a este composto de algumas formas simples.

O corte abrupto da cafeína da dieta não é recomendado, uma vez que podem ocorrer sintomas de abstinência. As substituições devem ser feitas gradualmente e em consulta com um médico, a fim de se conseguir esta mudança de hábito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

notícias relacionadas

mais lidas em Fitness