Fitness

Nem sempre praticar exercícios físicos é bom

Nem sempre praticar exercícios físicos é bom

Nem sempre praticar exercícios físicos é bom

Não é novidade que atividade física regular como caminhar, correr e andar de bicicleta pode contribuir positivamente para melhorar a saúde de um indivíduo, melhorando a aptidão cardiorrespiratória e reduzindo o stress, para além dos benefícios de combater doenças crônicas, tensão arterial elevada e a diabetes.

Mas veja que estamos falando de regularidade. Caso se tenha regularidade em praticar exercícios, pode-se até pecar um pouco na alimentação, que os benefícios de não ser uma pessoa sedentária te colocarão em um patamar de maior segurança em relação á saúde.

Este hábito é recomendado por médicos e pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e nos últimos anos têm tocado sinais de alarme sobre o número crescente de pessoas que levam vidas preguiçosas e não participam em esportes para melhorar a sua saúde física e mental.

Um estudo publicado na revista científica Circulation corrobora estas descobertas com dados recolhidos de mais de 100.000 pessoas ao longo de um período de 30 anos. Os indicadores do estudo mostraram que as pessoas que praticavam exercício duas a quatro vezes por semana tinham uma média de 21% a 23% menos risco de morte.

De acordo com as diretrizes da OMS, os adultos com idades compreendidas entre os 18 e os 64 anos devem fazer exercício físico durante pelo menos 150 minutos por semana para ativar a atividade cardiorrespiratória e muscular; duplicando o tempo semanal, os benefícios obtidos devem ser ainda maiores e ter um efeito positivo em todo o organismo Os benefícios são ainda maiores e devem ter um efeito positivo sobre o organismo como um todo.

Essas maravilhas só são observadas quando o compromisso com a atividade física se torna uma rotina. Por diversas vezes, pessoas que não praticam atividades físicas regulares se aventuram em atividades de intenso vigor físico, muitos dos aventureiros acabam por perder a vida em um ataque cardíaco, pois seu sistema circulatório não estava condicionado o suficiente para aguentar toda aquela demanda de energia.

O iniciante ou o esportista de “de vez em quando” precisa entender que não tem condicionamento físico e precisa pegar leve nas primeiras atividades da rotina que planejou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

notícias relacionadas

mais lidas em Fitness