Psicológico

O melhor tratamento para síndrome do pânico

O melhor tratamento para síndrome do pânico

Esta aflição que toma conta dos seus pensamentos, que tira o poder de concentração, que o deixa assustado com coisas que você nunca teve medo antes, que te faz acreditar que ficou louco. Saiba que muita gente sente, sentiu e sentirá esta sensação terrível, e muita gente consegue conviver (viver bem, dentro dos seus novos limites) com essa “crise de ansiedade”, como também é chamada.

Quando o pico do medo, que é chamado de pânico, passa, permanece o medo que o pico de medo volte, porque nesses picos a pessoa sente que vai literalmente morrer, apesar de não querer isso de jeito nenhum e lutar contra isso com todas as forças. Esta é a principal diferença em relação à depressão, que é caracterizada pela tristeza profunda, o que não ocorre no pânico.

Primeiramente, a melhor dica é ficar longe de remédios, sendo esta a última opção de tratamento, pois os remédios vão te dopar e te atrapalhar nos afazeres cotidianos, como trabalhar, estudar, sair com a família e amigos.

O melhor tratamento é você quem vai prover a si mesmo, não é simples, mas basta entender a “doença”. Nas primeiras vezes que se sente a crise, que são as piores, você não a conhece, não sabe o porque está sentindo aquilo, não aceita estar sentindo essa sensação e não sabe que aquilo se trata de pânico. A sensação de medo vai se dissipando à medida que vão se passando os dias do último pico de medo, e é nesse momento que você começa a acreditar que não está louco e que aqueles pensamentos incontroláveis podem estar sendo ocasionados pela síndrome.

Então, o segredo é tentar conviver com a sensação de medo quando ela está por vir, pois agora você já a conhece, e não vai entrar no pico tão facilmente. À medida que o tempo vai passando, você entra em menos picos de medo, e a sensação de medo diminui mais rapidamente depois do acontecimento do pico.

A convivência com o pânico se torna “completa” quando você percebe que a sensação ruim está por vir e não a deixa se transformar em pico de medo, e essa sensação de medo virá por diversas e inesperadas vezes em sua vida, mas tenha certeza que você é capaz de contorná-la, seja ligando para alguém, sentando e respirando fundo, fazendo alguma atividade, você achará a sua maneira.

 

Fonte: Accelerated outpatient individual cognitive‐behaviour therapy for panic disorder: A case study. BM Wootton, A Macgregor – Clinical Psychologist, 2018 – Wiley Online Library.

 

Autor: Redação Saúde Alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

notícias relacionadas

mais lidas em Psicológico